quarta-feira, 2 de outubro de 2013

[0578] 1 de Outubro de 2013. Faleceu o antigo governador de Cabo Verde (1958-1962), general Silvino Silvério Marques

Cada um à sua maneira, os governadores de Cabo Verde marcaram as ilhas com distinta linha administrativa. Não cabe aqui fazer o historial do percurso local de nenhum deles, sabendo-se de antemão que, como é da condição humana, uns se comprometeram vivamente com o desenvolvimento do arquipélago e o apoio às suas gentes e outros nem tanto.

Por ocasião do falecimento do general Silvino Silvério Marques, um dos derradeiros chefes de governo de Cabo Verde, Praia de Bote foi pesquisar nos seus arquivos e disponibiliza agora aos leitores alguns documentos jornalísticos (dentre cerca de uma vintena) relacionados com a acção deste militar (então major) que antecedeu na direcção do território o governador Leão do Sacramento Monteiro (este, nascido em Nelas mas de ascendência cabo-verdiana e falecido em Fevereiro de 2005). Após Silvino Silvério Marques, houve mais seis governadores - o último dos quais, o almirante Almeida d'Eça (21.09.1974 - 05.07.1975) terminou o mandato  não como governador mas como alto comissário do Governo Português.

18.01.1959

20.02.1959
30.03.1959

15.04.1959

03.11.1959

12.07.1960

26.09.1961

17.10.1961

7 comentários:

  1. Jà tinha zarpado quando ele foi Governador de Cabo Verde e não profiro sobre o trabalho dele deixando isso para os que estiveram no seu consulado. Pessoalmente não posso esquecer a ajuda que deu para que viajassem até Dakar os Irmãos Marques aquando da Festa que ali fiz.
    A viagem so foi possivel porque os Governadores de Cabo Verde (Silvério Marques) e da Guiné (Peixoto Correia) facultaram os onerosos transportes. Sem isso não se viveria esse momento fabuloso de divulgação da nossa mùsica..

    ResponderEliminar

  2. Por razões que só a mim são imputáveis, mas apenas circunstanciais, só agora tomo conhecimento da morte deste valoroso oficial e grande cidadão.
    Sinto muito o desaparecimento do “Nosso General”, oficial que eu tenho na mais elevada estima e consideração, quer pela minha condição de militar quer pela de cabo-verdiano, conhecedor que sou da forma a um tempo valiosa, competente e, sobretudo, humanitária, como exerceu o seu cargo de governador em Cabo Verde. Ficou para a História a decisão que ele tomou para minorar o problema das graves carências alimentares em Cabo Verde. Por seu despacho, nomeou uma comissão para elaborar o que ficou conhecido por “Plano de Abastecimento de Cabo Verde em Época de Seca”, 1959-1960, constituída pelo então capitão do Estado-Maior Arménio Nuno Ramires de Oliveira, hoje general reformado, pelo Dr. Júlio Monteiro e pelo Dr. Henrique Teixeira de Sousa. Este último teve, há uns anos, a amabilidade de me oferecer um exemplar desse Plano, em cuja introdução se pode ler: “Trata-se de um minucioso estudo de carácter oficial para o qual o Instituto de Investigação Científica Tropical não concorreu, nem com o seu pessoal, nem sequer com o seu patrocínio. O seu relatório, que é hoje um documento de inegável importância histórica, baseia-se em dados económicos e demográficos, utiliza informadores sobre a circulação de bens e de pessoas, e recorre a todos os índices de interesse para se estabelecer o projecto de combate aos efeitos gravosos das secas cíclicas de Cabo Verde, com as suas consequências desastrosas na população e também, na riqueza pecuária das ilhas. Todavia, para além de caracterizar situações, de pôr em confronto números que as indiciam, o projecto é mais ambicioso, visto propor soluções de emergência e soluções a longo prazo que poderiam, segundo os especialistas encarregados da missão, vir a mitigar os efeitos terríveis das secas”.

    A verdade é que depois disso nunca mais voltaram a acontecer os calamitosos episódios de fome que marcaram tristemente a vida do arquipélago no passado.

    Uma grande sensibilidade aos problemas humanos e o mais completo sentido de missão são os dois vectores principais que orientaram a acção do Governador. Pena é já não haver na actualidade Homens de semelhante envergadura moral. As novas gerações, além de desprovidas de real preparação para o serviço público, parecem desatentas aos grandes exemplos do passado. É uma pena, e o problema é que estamos todos a pagar por este flagrante défice de valor e cidadania, tanto em Portugal como em Cabo Verde.
    Pelos contactos que tenho com cabo-verdianos de boa cepa e gente séria, sei que o Governador deixou as mais gratas memórias em Cabo Verde. É o que ouço de pessoas da minha geração e de gerações mais velhas que têm em boa lembrança a sua acção governativa e o tamanho da sua humanidade. Certamente que as gerações novas não fazem a mínima ideia de quem se trata. E isso acontece em parte porque os que hoje detêm o poder na nossa terra não têm interesse em que a História se faça inteira e verdadeira, pelo que os compêndios escolares e a informação pública não são de molde a realçar e a enaltecer as boas acções que houve durante a administração portuguesa. A tendência é nivelar tudo pelo padrão mais baixo, com pouca atenção às honrosas excepções, e muitas houve.

    “Meu General”, Deus lhe dê o descanso que merece!

    Adriano Miranda Lima

    ResponderEliminar
  3. Eu ia colocar um novo post, mas depois "disto", não tenho coragem para já e aqui ficam estes valiosos depoimentos mais um tempinho para quem os desejar ler logo às primeiras.

    Braça váldica e adriânica,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Já agora... apenas uma nota: sei que ele se deslocou ao velório do escritor Teixeira de Sousa.

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Sim, Djack, encontrei-o no velório do Teixeira de Sousa, sendo a última vez que o vi. Antes disso tinha-o visto na Messe de Oficiais de Lagos acompanhado da esposa, em período de férias de Verão, já lá vão para aí uns 15 anos.

    ResponderEliminar
  6. Também esteve no velório do meu pai de quem era amigo (e penso que terá estado no de outros cabo-verdianos). Que descanse em paz.

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande João!!! Fico imensamente contente de te te ver reaparecer.
      Um enorme abraço.
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.