Teté Alhinho é a Presidente do Júri CVMA 2014. A cantora e compositora aceitou o convite da organização e lidera agora o processo de selecção dos nomeados e posteriormente de votação.
Teté Alhinho nasceu no Mindelo e desde muito cedo demonstrou o seu talento para a música, crescendo numa família alegre e muito musical que a incentivou para o caminho artístico.
Em 1975 foi estudar para Cuba onde recebe várias influências de outros ritmos que a marcam até aos dias de hoje.
Seguiram-se vários anos a viver no México onde já participava em espetáculos, programas radiofónicos e outras iniciativas musicais.
Foi mais tarde em Portugal que grava o seu primeiro single e a partir daí faz várias digressões pela Europa ao lado de Bana.
Em 89 regressa finalmente a Cabo Verde para se dedicar em exclusivo à música.
Integra o grupo Simentera com quem faz várias tournées pelo mundo e grava 4 CD.
Quando os Simentera terminaram Teté seguiu, até hoje, com a sua carreira a solo que foi sempre consolidando, mesmo durante os tempos do grupo.
Já gravou 5 CD a solo e tem neste momento um projecto de mais um.é
Nunca cruzei esta artista de quem ouço os maiores encômios. Penso que representa muito bem a nossa terra e bem podia honrar qualquer outro pais por tudo quanto tem a dar.
ResponderEliminarSempre que vejo uma foto dessa cantora imagino-a num palco, rodeada de mùsicos, dando satisfação a muitos apreciadores de belos espectàculos.
Que tenha sempre sorte para o nosso orgulho.
V/
Braça ao Djack de Capitania