segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[0648] Mais Eden Park: aproxima-se o fim d'one e as festas multiplicam-se no Mindelo - VEJA (E COMENTE) OS POSTS ANTERIORES

Embora a notícia tenha sido conhecida nos States apenas em Fevereiro de 1933, ela reporta-se ao Dezembro anterior. Estamos perto do fim d'one e o Mindelo prepara-se para mais um Natal, sobretudo um grandioso São Silvestre. As meninas já têm os vestidos prontos, os rapazes os fatinhos arranjados e os sapatos a brilhar de graxa. O Eden Park e os sardentos bifes da Western Telegraph Company dão o mote (aqui, só para amigos, gente fina, nada de pé descalço...). Enfim, prevê-se que a passagem de 1932 para 1933 será animada... O Pd'B lamenta que o redactor da notícia dê tantos erros ortográficos mas, coitado do rapaz, ele vive há tantos anos na América que aquele português já está bastante embotado.


3 comentários:

  1. Poucos devem ter conhecido o imponentissimo salão de bailes da Western situado na dita Casa Velha (Casa Nova era o edifício ao pé do Quiosque da Praca Nova) onde se encontrava também a Messe o Bar e o Teatro/Sala de Cinema com uma boa aparelhagem que foi oferecida ao Tuta Melo.
    Lembro-me ainda de alguma actividade e de uma grande comunidade de ingleses que foi diminuindo como "peau de chagrin" até ficar alguns (muito) poucos e, entre eles, pessoas de trato pouco afável, segundo quem com eles lidavam. Mas ainda assim encontrava-se gente simpática que tinha forçosamente de a ser porque já eram muito poucos e precisavam de parceiros para partidas desportivas (ténis, golfe).
    Até os anos quarenta do século passado havia ali três classes bem acentuadas: os ingleses, os portugueses e os locais. E não eram esses ingleses os mais exigentes.
    Bem, era dias-hà
    Braça

    ResponderEliminar
  2. Sem o Val ficamos perdidos na interpretação destes posts com história do Mindelo que o Djack nos prodiga. Mas o Val é a memória viva dos mindelenses!! esses últimos mohicanos que viram a história mundial desfilar na nossa ilha. Ah Ah Ah

    ResponderEliminar
  3. Registo apenas que um dos elementos da comissão organizadora (João Baptista Miranda)era o meu tio avô.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.