sábado, 8 de fevereiro de 2014

[0733] Comemorações do 3.º aniversário do "Praia de Bote" - No 3.º e último dia, surge o concurso 16, o mais difícil de sempre

A data cujas comemorações aqui terminam, exige três perguntas. Trata-se portanto do concurso mais complicado realizado até hoje no Pd'B, este de número 16. Dada a dificuldade, ofereceremos dois ramos de acácia a quem primeiro responder acertadamente às três questões associadas, como sempre, ao Mindelo. 



O concurso será encerrado pelas 22h00, hora de Portugal. 

1 - A que indicação pertence este "A"? Desvende do que se trata, na totalidade.

Pistas: tem a ver com largo espaço terreno mas tem também a ver com muito mais largo espaço celestial. Ali come, sobretudo o espírito.


2 - Identifique esta janela

Pistas: Que se saiba, sempre pagou impostos [taxas], pois era-lhe impossível fugir a eles [EMENDA posterior à escrita desta pista: o Pd'B, pede desculpa, mas emenda "impostos" para "taxas" e essas "taxas" estão perto do mar...]. Tanto pertencia à capital do Império como emitia sinais morse. Aliava-se ao Carnaval, no qual se espetava.


3 - Para  onde se vai dirigir este rapaz que no momento em que lhe tiraram a fotografia estava parado? A resposta deve ser bem precisa.

Pistas: As teclas do piano dele são dolorosas mas a dor que produzem é amenizada com vapores açucarados. Por cima tem uma antena e quem o vê a partir de baixo fica em pânico.



26 comentários:

  1. 1 - É cartaz na porta de nôs casa ta refiri nha amdjer Biluca de Topana, cablerêra.
    2 - Ta parcêm grade de cadeia d'Ruberinha onde m'passá três one.
    3 - É mim, ta bá pa Café Portugal mas m'fcá li porque m'tava quebróde, m´metê mon na bolse e m'ca tinha nem um tstom.

    Djosa de nha Bia

    ResponderEliminar
  2. Praia de Bote não pode considerar as respostas deste suposto Djosa de nha Bia, devido ao facto de terem sido inscritas anonimamente. Djosa de nha Bia é um pulha de primeira mas nunca se apresenta como anónimo. Ou seja, é sacana mas honesto... Portanto, nem sequer podemos informar se alguma das respostas está certa. Pedimos, por favor, que não seja criada confusão nos verdadeiros concorrentes.

    Muito obrigado,
    A gerência

    ResponderEliminar
  3. É mim, é mim d'verdadi, Djosa de nha Bia, bocês podê criditá. M'ta respondê di novo:

    1 - É placa na botequim de Plôna, la na zona de Praça de Regala.
    2 - É janela na botequim de Plôna.
    3 - É mim, ta bá pa botequim de Plôna.

    Braça de Djosa

    ResponderEliminar
  4. Então mas isto não acaba? Ok, Ok, acredito que se trata do Djosa de nha Bia, mas está tudo errado. Não será o Djosa ainda a ganhar os dois raminhos de acácia...

    De qualquer modo, Djosa, obrigado pela colaboração.
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Confesso que nao consigo la chegar.
    1. O "A" sera do Cemiterio Nossa Senhora da Luz?
    2. Pertence ao antigo predio do Radio Clube Mindelo?
    3. Nao sei!

    ResponderEliminar
  6. A Nita ainda não chegou lá, mas vai tentar de novo. Recomendo uma leitura atenta das pistas... Dou um exemplo: o prédio do Rádio Clube do Mindelo poderia ter alguma coisa a ver com ser impossível fugir a impostos? Eu até diria mais, taxas... taxas... mas não de rádio.

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  7. Já emendei "impostos" para "taxas". A palavra "taxa" é que é a correcta.

    ResponderEliminar
  8. A Nita esteve à beira de descobrir uma das respostas mas retorceu-a um pouco.

    ResponderEliminar
  9. Aviso que a última é menos difícil do que se supõe. Situem o rapaz, ponham-no a andar e vejam a que lugar pode ir ter...

    ResponderEliminar
  10. 1. Igreja da Pracinha?
    2. Sera a Italcable ou o Telegrafo?

    ResponderEliminar
  11. Uma das respostas da Nita está errada, a outra está incompleta a um pouco acima de 50% e falta a terceira. Mais não se pode dizer, por enquanto...

    ResponderEliminar
  12. O Djosa de nha Bia não deve ser o sujeito que se quer passar por ele. O Djosa foi visto junto do Plurim de Pexe numa grande algazarra e a dizer alto e bom som: "Djack de Cuptania tem mania qu'ê espert ma mim, Djosa de nha Bia, un ta leval na curva. Ja'm descubri tud quiz segred ma quem quiser tem de pagá Djosa". E de facto Djosa anda com uma caixa de sapato cheia de uns papéis dobrados em quatro partes, onde diz que tem as respostas certas. Só que não quer dar nada de borla e diz: "quem quiser tem de pagá, e bem, pa sabê segred. Un ca ta ceitá dnhere cobeverdiano, só euro ô dolar mercone". Alguém arriscou e deu-lhe 10 dólares, e quando abriu o papel estava nele escrito: Caizm, Rbera Bote, Loja de Nhôs. O sujeito que pagou viu logo que foi aldrabado e neste momento anda por aí furioso à procura do Djosa, que parece ter fugido para ido vender o seu peixe lá para os lados de Chã de Alecrim.

    ResponderEliminar
  13. 1 - Aeroporto de S. Pedro
    2 - Rádio Barlavento
    3- Monte Verde

    ResponderEliminar
  14. Uma das respostas da Nita está errada então presumo que seja Italcable, que ficava na Laginha onde se encontra o rapaz da Dica3

    ResponderEliminar
  15. O rapaz está a ir de Norte para Sul, saindo da areia (embora não pareça) para o asfalto.

    ResponderEliminar
  16. Ainda ninguém percebeu como uma janela se pode espetar no Carnaval?... (tal como se diz na pista ali em cima). Quando uma janela se espeta...

    ResponderEliminar
  17. E também ainda ninguém percebeu que aquele "a" acaba ali?

    ResponderEliminar
  18. O Djack gosta de maltratar as pessoas, ele sempre deu uma de Sherlock Holmes, mas o Djosa de nha Bia, busode como e, vai descobrir, tintin por tintin todo esse caso. O gente, o que e que esta por detras de todas essas dicas baralhadas do Djack? Estou a espera de um final feliz.
    Nita Ferreira

    ResponderEliminar
  19. O Djosa acaba de me telefonar a dizer que a esposa, Biluca de Topona, já decifrou as respostas e que afinal é tudo extremamente fácil. Sugere à Nita e restantes detectives que leiam com ATENÇÃO as pistas que foi o que Biluca fez no compasso de espera enquanto uma cliente acabava de secar o cabelo no seu salão em Fonte Cónego.

    ResponderEliminar
  20. Isto está mesmo difícil, Djack, e o Djosa só está a atrapalhar as nossas meninges. A mim me parece agora que o nº 3 se refere a um Bar.

    ResponderEliminar
  21. Caro concorrente Adriano (e restantes), toca a completarem a coisa: 1 é isto, 2 é aquilo, 3 é aqueloutro... tudo completinho, como manda a lei e o regulamento do concurso. E despachem-se, olhem que a Biluca do Djosa diz que já decifrou as respostas.
    Não me dêem o desgosto de este prémio ficar em branco!

    ResponderEliminar
  22. Sobre o Djosa de nha Bia, dizem que ele se chateou com a Biluca e saiu de casa desaforado, com a sua caixa de papelão com os segredos. Andava por aí já noitinha e viu o Djosa de Maderal, que ia com uma mnininha, e deu-se este diálogo:

    - Djosa de Maderal, bô ca crê comprá'm um segred de concurse Jack de Cuptania na PdB?

    - Agora não porqu'm tita ba levá ês pquéna na casa. Ele cabá de saí de sirvice.

    - Enton quond bô voltá bô ta compra'm um.

    - M'ca tem temp, Djosa, porqu'm ta bá logo bscá ote pquéna que tita esperá'm na sê sirvice.

    - Adé, enton tont pquéna bô tem, rapaz?

    - Bô ca sabê, Djoa? Tud ês mnininha que ta sirvi de criada ê nha pquéna. Mim m'ta passá tud note ta ba bscás para levás pa sês casa.

    - E bo ca ta fazês nada, Djosa? Ê sô levás pa casa? E Djosa de nha Bia selou esta pergunta com uma ruidosa gargalhada, a que o de Maderal respondeu:

    - Bô ca metê na nha vida, Djosa, trivid de m.... O que bô tem ê ciúme.

    E assim outro remédio não teve Djosa de nha Bia senão continuar a cirandar por aí a tentar vender os segredos. Até porque lhe constou que no PdB andava tudo com orelha de burro.

    ResponderEliminar
  23. Ò Djosa, scubri tude resposta. Já só ta faltá meia hora. Dxá Djosa de Maderal e bá fazê esse sirvice de Deus, um smola pa esse munde de ignorante.

    ResponderEliminar
  24. Hoje estou "zervar". Jà aqui vim algumas vezes (como de costume) a fazer "mam gatchada" porque não estava para encontrar o "senhor guarda Albertino", vulgo Raspa, a quem incubiram de "deslindà ess negôce de Praia de Bote" em vez de chamarem um "pliça de Cuptania". A espectativa é tanta que decidiram considerar o Djosa de Nha Bia um "ruciada", o que é uma ofensa. Espero que ele não seja um "gaje pilude" e que volte mais vezes com suas "pirraças".
    Bocês ê que sabê. Nha boca ca tà là.

    ResponderEliminar
  25. O nha ma, o que confusao ques 3 one de PdB ja ranja, ma tude na brincadeira, tudo na pirraca, porque vida no tem que vivel com graca e alegria. Daqui a nada ta sai dali umas cronicas interessantes que nem no na imagina.
    Bom Domingo pa tude gente, com cuscus com canela e cafe q' leite. Boces tude e convdode.
    Nita Ferreira

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.