A notícia é do jornal "O Luso", periódico americano de língua portuguesa, publicado em Honolulu, Havai, na edição de 2 de Fevereiro de 1918. Em poucas palavras, diz tudo ou quase tudo. O governador era provavelmente Abel Fontoura da Costa - ou já Teófilo Duarte, pois 1918 foi o ano de rendição e não conseguimos encontrar o dia e mês da mesma. Questão a investigar com mais tempo.Quanto ao "Acary", curiosamente fora de nacionalidade alemã ("Ebernburg", lançado ao mar em 1905), apresado pelo Brasil no início da guerra. Ia do Rio de Janeiro para o Havre (França) com carga de peles e café.
O "Guahyba" ia de Montevideu também para o Havre com carga semelhante à do "Acary". Fora construído em 1908 em Greenock, Escócia.
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| O "Acary" (in Wreck Site) - Não conseguimos obter foto do "Guahyba" |
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| Waldemar Kophamel - Site Uboat.net |


Aqui está um belíssimo petisco para o Adriano, já sei... suculento e bem salgado, como nós gostamos!
ResponderEliminarInteressante, sem dúvida, Joaquim. Não sei como não me lembrei do Guhayba, pois há poucos dias falei no afundamento desse navio, mas a pensar que tinha sido na II GM. É que isso é tema de uma das crónicas em crioulo do Zizim Figueira. Vou ver se a encontro nos meus arquivos, dado que seria interessante relembrar o que aquele mindelense escreveu.
ResponderEliminarEstive quase a fazer um segundo comentário depois de lembra do Guahyba, cujo os destroços ainda continua bem perto do cais do tempo de "Wuilson", (talvez mando uma Foto). Afinal este episódio é mesmo antes da Segunda Guerra, daí se compreende a necessidade em fortificar a Baía do Porto Grande por parte do Governo da época em João Ribeiro, Lombo D'sanjom, etc.
ResponderEliminarMande, mande a foto, Marcos Soares.
ResponderEliminarVenha a foto, venha ela! Será publicada com as honras do costume.
ResponderEliminarBraça ao nosso correspondente mindelense,
Djack