sábado, 12 de abril de 2014

[0812] Quase a voltar

Quase a voltar, o Pd'B coloca aqui duas relíquias recentemente obtidas: numa, vemos o palácio (com a configuração inicial) e o liceu, quando este ainda nem era Gil Eanes (nem lá perto); na outra, o cais acostável em início de construção. Seguir-se-á, como prometido, um post sobre o obelisco da Praça Estrela.



4 comentários:

  1. Obras do Cais Acostável

    Foi o meu primeiro emprego " bem empregado": dava pró tabaco e pró cinema!

    O barracão grande em primeiro plano era o armazém de cimento e da tal pozolona ( vide obra da Laginha)

    O barco à vista é o que vinha carregado de Santo Antão... os sacos eram descarregados e transportados à cabeça de mulheres, que recebiam 20 centavos por cada saco!


    ResponderEliminar
  2. O Mendes entrou e arrasou com memórias deveras interessantes. Lembro-me bem dos sacos de pozolana, sempre descarregados e depositados na zona terminal do cais acostável. Eram sacos azuis que quando rebentavam deixavam cair aquele pó branco (de borla) que nalguns carnavais substituiu a farinha que custava dinheiro...

    Braça branquim,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Essa foto antiga do Palácio não a conhecia. Como aquilo era! Quanto aos trabalhos no cais acostável, eu estava lá e lembro-me de tudo, inclusivamente do engenheiro que morreu ao mostrar como se manobrava uma máquina escavadora, tendo ela deslizado por um declive e esmagando-o. Era um jovem. Causou muita consternação.

    ResponderEliminar
  4. Jà agora!

    Para os mais novos:

    A enorme britadeira que amassava o concreto para os blocos, ficava junto ao Fortim... Aquela argamassa descia rocha abaixo aos trabalhões, numas caleiras de madeira. Uma barulheira que se ouvia na" morada"

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.