segunda-feira, 23 de junho de 2014

[0938] Mais uma foto da visita de Costa Gomes a São Vicente, em 1958

Com pequenas adaptações reproduzimos o texto do mais recente concurso do Pd'B, para ilustrar mais uma foto encontrada, relacionada com ele.

A pessoa que sai do avião dos TACV era o então subsecretário de Estado do Exército, Francisco Costa Gomes. Silvino Silvério Marques era então o Governador de Cabo Verde(1958-1962). As três fotos são da chegada de Costa Gomes ao aeroporto de São Pedro e ao Palácio do Governo (hoje do Povo). O governante andava em visita a Angola, Guiné, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Foi depois dessa viagem que decidiu criar uma tropa especial anti-guerrilha, a Companhia de Caçadores de Lamego. Em 1961, devido ao seu envolvimento no chamado golpe Botelho Moniz, seria afastado e enviado para o quartel de Beja... Acabou por ser o último Presidente da República dos cabo-verdianos, antes da independência.

Chegada ao aeroporto de São Pedro (hoje de Cesária Évora)

Atravessando o espaço ajardinado que antecede o edifício do Palácio do Governo

A foto nova, que regista a entrada no Palácio do Governo no Mindelo.

3 comentários:

  1. Mais ou menos nessa altura (governação de S.S.M) desci esta escadinha do diabo, a tremer, porque tinha nos braços uma senhora que voltava à terra para os seus ultimos dias. Vitima de doença prolongada, faleceu uns quinze dias depois.
    Não havia a guarda de honra mas a familia com cara de caso. Imagona-se.

    ResponderEliminar
  2. Foi nas escadinhas do Palácio, Val? O que lá foram fazer?

    ResponderEliminar
  3. O Val estava a falar das escadinhas do avião, aquelas maravilhosas, modernas e altamente funcionais escadinhas de madeira, provavelmente remanescentes de algumas obras feitas no aeroporto de São Pedro.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.