sexta-feira, 1 de agosto de 2014

[0992] Comemorações do post 1000 (3) A Praça D. Luís em 1890 e hoje

Eis uma raridade, de 1890, retratando a Praça D. Luíz (grafia da época) e diversas outras construções que até agora escaparam à fúria destruidora do tempo e do camartelo dos patos-bravos. Não temos a certeza da data de construção da praça, mas ela situa-se algures entre 1858 e esta data. O grande edifício de dois andares que a remata do lado direito era a sede da Cory Brothers & Co. Repare-se que na foto de José Carlos Marques ele ainda mantém as suas características originais, como por exemplo a janela saliente, tipo marquise que dá para a baía. A construção que está no enfiamento do cais da direita, com cinco janelas no primeiro andar, era um hotel.


Foto José Carlos Marques

5 comentários:

  1. Quem viu e quem vê !!!

    Bom fim de semana c'sodade e catchupa

    ResponderEliminar
  2. BELA RECONSTRUÇÃO FOTO-HISTÓRICA...

    ResponderEliminar
  3. A Câmara Municipal de São Vicente recuperou esta agradável praça, em tempos recentes. Neste caso, um ponto a seu favor... pois não podemos cascar apenas no que está mal, devendo sempre elogiar-se as boas coisas e as boas atitudes.

    Braça recuperativa,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Grande reportagem é esta, bem digna da comemoração dos 1000 posts. As fotos são de boa qualidade e elucidam bem sobre o transcurso do tempo. A alma mindelense parece intacta numa e noutra, mas bom seria se o mesmo acontecesse com o dinamismo da urbe.

    Tens razão, Djack, é preciso elogiar a reconstrução da Praça D. Luiz.

    ResponderEliminar
  5. O Pd'B está a fazer os possíveis para que o concurso do post 1000 tenha atrás de si uma dezena de outros posts que honrem o Mindelo e São Vicente. Se o conseguirmos, será com a ajuda de Soncente, de Sanjom e de Nossenhora da Luz...

    Braça com ámen,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.