domingo, 10 de agosto de 2014

[1031] Para os saudosistas, directamente do armazém dos shipchandlers Valdemy Perery & Co., estabelecidos na Rua de Praia: boa carnucha, bom chocolate e bom tabaquinho




5 comentários:

  1. Estas embalagens são saudosas porque me lembro delas na minha meninice.
    Como consegues desencantar estas coisas, Djack?

    ResponderEliminar
  2. Comi e fumei disto tudo...Adorava passar fatias de corned-beef pelo azeite bem quente e acompanhar com ovos mexidos e pão torrado com manteiga...Era um almoço e peras!

    ResponderEliminar
  3. Lembranças, lembranças, lembranças de tempos de diazà.
    Lembranças do tempo da II Grande Guerra mundial, dos Liberty Ship que, saiam da costa Este dos EEUU cheios de tudo destinado aos GI's no Pacifico.

    A rota - muito mais longa - foi escolhida para evitar os ataques nipónicos que os esperavam saídos da costa Oeste mandando quase tudo para o fundo. E isso era maná para nós na medida em que os marinheiros sedentes de álcool e de "piquenas do Lombo", arrombavam os armazéns e era(quase) "moia" de tudo quanto era comida que se vendia, sobretudo, à gente do Telegraph.
    E vem-me isso à ideia depois de ver o "corneed beef" que era transportado em latas de 5 kgs que se vendia por 25 escudos.

    Imaginem !!!

    Quem comprava e não tinha frigorifico distribuia aos familiares mas os british's faziam encomendas que recambiavam para os familiares na Grã Bretanha onde havia o racionamente.
    Fico por cà porque isto é so um comentàrio e vão-me chamar de tagarela.

    ResponderEliminar
  4. Zito:
    Dos cigarros Capstan lembro-me das latinhas iguais às de leite condensado que eram depois aproveitadas para, com uma "alça", servir para o café e - mais ainda - como a mui célebre canecadinha.

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me muito bem, Val...Uma vez, meu pai levou uma canecadinha dessas e um quilo de café de S.Antão, cru,a bordo de um barço suiço e trocou cada medida dos preciosos grãos por um relógio...Um negócio da China! Depois, teve problemas, na Alfandega, por causa de uma lata de leite condensado, que lhe tinham oferecido, de "fachon"...Coisas da vida!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.