terça-feira, 26 de maio de 2015

[1527] Concurso que não é concurso...

Você que é mindelense e sabe tudo sobre a sua cidade, diga-nos lá: onde fica ou ficavam as Praça do Almirante Reis e a Esplanada de Inglaterra? Perguntas difíceis, talvez, mas não para si que... sabe tudo. O Praia de Bote conhece a resposta da primeira mas ignora a da segunda. Veremos como os nossos leitores se portam... Entretanto, deixamo-los com mais uma foto da Foto Melo, a grande casa de imagem de São Vicente.


6 comentários:

  1. Julgo que a Praça Almirante Reis ficava no espaço onde hoje é (ou foi) a Praça Estrela. Quanto à Esplanada da Inglaterra, não é aquela que se situava perto do antigo Cais Novo?

    ResponderEliminar
  2. Relativamente à Praca Almirante Reis confirmo o que diz o Adriano mas quanto à Esplanada é que não tenho certeza nenhuma. Todavia, por dedução, vou dizer que devia ser no sitio onde se encontra aquele famoso passarom que não consegue levantar voo para viajar para a capital.

    ResponderEliminar
  3. Quanto à Esplanada de Inglaterra, acho (acho, repito) que nada tem a ver com a do passarom, pois a esplanada do passarom pelo menos nos postais ilustrados era designada por "Esplanada", "Esplanada dos Aviadores" ou "Esplanada Gago Coutinho". Quanto à Praça Almirante Reis, talvez seja a mesma coisa da Rua de Lisboa que nunca foi de Lisboa mas é... É que no artigo do "Diário Popular" que estou a copiar para o Pd'B diz-se: "Praça Almirante Reis, com obelisco olímpico e coreto de música". Não há dúvida de que é a Praça Estrela, à qual nunca ninguém chamou, que eu saiba, de Almirante Reis, seu nome oficial. Portanto, nesta todos acertámos. Quanto à esplanada, que apareça melhor sábio que nós.

    Braça toponímica,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Vamos aprendendo todos os dias. Desconhecia a existência destas esplanadas, sobretudo uma situada na localidade onde nasci

    ResponderEliminar
  5. Afino pelo mesmo diapasão: Praça Almirante Reis ou Praça Estrela...Quanto à esplanada dos ingleses confesso ter a vaga reminiscência de ouvir referi-la como sendo a "esplanada" do passarom...Sabe-se lá!!!
    Braça despassarado,
    Zito

    ResponderEliminar
  6. Duvido, pelo que já disse em cima. Mas nunca se sabe... Episodicamente, pode ter tido essa designação, mas sempre ouvir chamar ao sítio "Esplanada dos Aviadores" e é assim que surge nos postais ilustrados, bem como "Esplanada" ou "Esplanada Gago Coutinho". Talvez por ser zona de carvão, logo de ingleses, durante algum tempo tenha sido conhecida assim. Parece que vamos ficar a nadar na escuridão, relativamente aos british.

    Braça com ingleses voadores sobre uma esplanada algures no nada,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.