terça-feira, 12 de janeiro de 2016

[1801] O livro...

Tratava-se com efeito do romance Ilhéu de Contenda, do nosso estimado (e malogrado) Dr. Henrique Teixeira de Sousa. Houve alguns palpites nossos, sem efeito, mas o último parece que deu resultado, embora para leitora/visitante que não podia concorrer, por não cumprir as normas do concurso (soubemos depois que era o Adriano, pelo que conta, pois avisou-nos com antecedência). Funeral é a 14.ª palavra do texto, situada, como dissemos, na segunda linha.

Já agora, falando de Leão para Leão... Era o Leão da Casa do Leão e o Leão Lopes, realizador do filme "Ilhéu de Contenda"

Outro bónus: "a cadela é dela", "arroz doce leva canela", "cá ele, lá ela", "ai nha mãe", "com ela ou sem ela"... Lançava-se um conjunto de sons próximos de Nha Caela (inclusive o "nha"...), a senhora cujo funeral se faz logo no início do romance

MAIS UM BÓNUS: Na mar d'Cabverd tem uns czinha picnim q'na terra d'Cabverd também tem... Pois é verdade, são os ilhéus que tanto há no mar... como em terra, caso deste "Ilhéu de Contenda" que afinal é nome de propriedade.



O livro não o podemos aqui reproduzir mas deixamos o link para o belo filme de Leão Lopes. A fita tem música de Manuel Paulo (que tocou com Rui Veloso e Jorge Palma, colaborou nos projectos "Rio Grande" e "Cabeças no Ar" e "Ala dos Namorados", que prossegue, para além de ter tido outros projectos individuais como o que o juntou a Nancy Vieira em "Pássaro Cego" que um nosso colaborador/comentador veio ver a Almada na nossa companhia, em noite memorável).

Poderá ver o filme AQUI.

3 comentários:

  1. Parabéns Adriano! Palma bem merecida! O campeão dos ramos da acácia do PdB!

    Abraços

    Ondina

    ResponderEliminar
  2. A partir de agora, há que estar mais atento/a aos concursos do Pd'B. Serão sempre de surpresa e obrigarão a quem desejar participar ter os cinco anteriores posts comentados. É claro que daremos 24 horas para os comentários, o que já atenua a coisa. Espero vivamente tê-la (e a muitos outros) cá da próxima vez.

    Braça concursal,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Ondina. Espero que apareça sempre nestes concursos do Djack, porque é uma adversária de peso.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.