[2051] A morte em 1942, em São Vicente, de um comandante expedicionário, o major Nicolau Luizi
Descobrimos agora a notícia de assunto já tratado em tempos no Pd'B pelo nosso amigo e colaborador Adriano Miranda Lima. Aqui fica ela, portanto, mais o post referido, AQUI
Os civis cometem certo tipo de erros por não conhecerem a orgânica e as regras da instituição militar. O major Nicolau Luizi não era nem podia ser comandante das forças expedicionárias, como reza a notícia. Era o comandante do Batalhão de Infantaria 15 que foi mobilizado pelo regimento do mesmo número e está sediado em Tomar. O comandante das forças expedicionárias era oficial general (brigadeiro), como exigia o efectivo das forças destacadas para Cabo Verde (cerca de 7000 homens, tanto de infantaria, como de artilharia, engenharia, transmissões, administração militar e outros serviços). O brigadeiro chamava-se Nogueira Soares. O major Nicolau Luizi era natural de Tomar e está sepultado no jazigo da respectiva família existente na cidade. Mas na actualidade não me parece existir ninguém na cidade com esse apelido.
Os civis cometem certo tipo de erros por não conhecerem a orgânica e as regras da instituição militar.
ResponderEliminarO major Nicolau Luizi não era nem podia ser comandante das forças expedicionárias, como reza a notícia. Era o comandante do Batalhão de Infantaria 15 que foi mobilizado pelo regimento do mesmo número e está sediado em Tomar. O comandante das forças expedicionárias era oficial general (brigadeiro), como exigia o efectivo das forças destacadas para Cabo Verde (cerca de 7000 homens, tanto de infantaria, como de artilharia, engenharia, transmissões, administração militar e outros serviços). O brigadeiro chamava-se Nogueira Soares.
O major Nicolau Luizi era natural de Tomar e está sepultado no jazigo da respectiva família existente na cidade. Mas na actualidade não me parece existir ninguém na cidade com esse apelido.