segunda-feira, 26 de setembro de 2016

[2510] Porto Grande, também num Abril mas de 1923 (veja post anterior)

Manuel Firmino de Almeida da Maia Magalhães foi governador de Cabo Verde entre 1919 e 1921. Ver AQUI foto e pequena biografia do antigo governador que também o foi de Macau, tal como mais tarde o já nosso conhecido António Lopes dos Santos.


4 comentários:

  1. Este artigo do jornal O Século nos dá conta da importância que o Porto Grande tinha, facto unanimemente reconhecido a nível nacional. Ficamos a saber do grande empenhamento do então governador Manuel Firmino de Almeida da Maia Magalhães a favor do adequado apetrechamento do porto, que a ser concretizado, o tornaria, incontestavelmente, o melhor da África Ocidental. O governador queria, os cabo-verdianos queriam, os portugueses queriam... O problema é que Portugal era na altura de débil e instável governação, como o foi em toda a I República. Seguiu-se o Estado Novo mas o homem de Santa Comba era um unhas de fome, parado no tempo, sem nunca sequer ter saído de Portugal continental. Fosse a Inglaterra a potência administrante, por certo que outro galo cantaria para o Porto Grande, porque eles, os ingleses, em matéria de negócio não brincam em serviço. No entanto, Portugal reconhecia, em especial o governador de Cabo Verde, que toda a política de fomento devia ser concebida em torno da ilha de S. Vicente e o seu porto. É o que nos diz este artigo do jornal O Século. Mas a governação andava então pelas ruas da amargura, com a queda constante de governos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que tenho boa opinião da maioria dos governadores que tiveram os destinos de Cabo Verde em mãos (tirando um ou outro exemplar, menos abonado de ideias), sobretudo a partir de meados do séc. XIX que são os que conheço melhor. Parece-me mesmo que eles, ali chegados, se apaixonavam pelo sítio e pelas pessoas e pretendiam honestamente ser agentes de mudança e de progresso. Ora acontece que muitos deles, por isto ou por aquilo, nem aqueciam o lugar e de Lisboa a ajuda que chegava às ilhas era escassa. Não havia portanto as ditas melhorias de que terra e povo necessitavam e tudo ia ficando mais ou menos na mesma.

      Mas o teu comentário foi bem colocado e tudo que disseste é correcto. Enfim, as coisas foram como foram...

      Braça com Mindelo no coração,
      Djack

      Eliminar
    2. Djack, sou suspeito por ser militar. Mas o facto de esses governadores terem sido na sua maioria militares pode explicar o espírito de missão com que encaravam os seus cargos, para não falar no seu sentido de justiça e de humanidade. Ontem como hoje ainda, os militares não exercem os seus cargos como via para o enriquecimento fácil. Terminam as suas missões e regressam à sua vida anterior, sem luxos mas honrada. É ver que os militares que nos devolveram a democracia vivem simplesmente das suas pensões de reforma e habitam residências ou apartamentos modestos. O mesmo não se pode dizer da maior parte desses políticos que apareceram na cena nacional a partir da década de 80.
      Faria muito jeito aos aspirantes a políticos passarem por uma aprendizagem e prática de vida iguais às dos militares: ética, amor à pátria, disciplina, honra, pundonor, brio, aprumo moral, modéstia, espírito de camaradagem...
      Sabes bem do que digo porque és filho de militar.

      Eliminar
  2. Acho que tem razão o Adriano...Eram gente de acção, claro, e não de conversa estéril!
    Braça mais ou menos castrense
    Zito

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.