quinta-feira, 29 de junho de 2017

[3034] No n.º 6 de "Claridade"... e na Rua de Matijim do Mindelo e também com nhô Balta. Ou seja, com ele, enquanto Osvaldo Alcântara

Apesar da promessa de hoje não colocarmos nenhum post, ao tomarmos posse deste material (no caso, digitalizado) que foi o n.º 6 da "Claridade", não resistimos a uma excepção... E ela aqui vai:


Estava-se no Mindelo, em Julho de 1948, na Rua de Santo António, vulgo "de Matijim", por nela ter tido negócio de géneros (sabemos que, entre outros produtos, por exemplo, vendia vinho) o senhor Mateus (Mateuzinho = no crioulo, Matijm). Neste mês havia ali grande azáfama, não só pelo facto de a característica artéria de morada ser já de si muito movimentada, devido a comércio de toda a ordem - dede botequins a lojas de aprestos marítimos -, incluindo o informal, mas por outro motivo. É que num impreciso número da rua, situava-se a Sociedade de Tipografia e Publicidade, Lda. E nas suas instalações (ou seria ali apenas a redacção da publicação de que falaremos a seguir?) entravam a toda a hora o João Lopes e o Nuno de Miranda, respectivamente editor e director da "Claridade", revista que estava a dar à estampa o n.º 6. E, diga-se, os dois intelectuais não davam sossego aos operários da gráfica, sempre interessados em indicar-lhes como melhorar este pormenor, aquela localização de título, aquele tipo de letra…

Em data também desconhecida desse mês, à beira da época de as-águas, lá saiu o 6.º número da revista que teria mais três, sendo que o último veria a luz do dia em Dezembro de 1960, ainda com Lopes por director mas já sem Nuno de Miranda, entretanto substituído por Joaquim Tolentino e agora com endereço na Travessa Brites de Almeida…

Na capa do 6, o poema "O Rapaz Torpedeado", de Baltasar Lopes/Osvaldo Alcântara, escritor/poeta recordado da guerra a que Cabo Verde escapou por um triz, não sem que tivesse havido alguns episódios tristes que roçaram o território, nomeadamente no Atlântico (como no caso do poema). 

No miolo, colaborações de Jorge Barbosa, Aguinaldo Brito Fonseca, Félix Monteiro, Osvaldo Alcântara (de novo), António Aurélio Gonçalves, Gabriel Mariano e Manuel Serra… 

Bem, quase estivemos lá, não foi? Como teria sido interessante se assim tivesse acontecido…

Deixamos aqui a capa, com o "Poema do Rapaz Torpedeado", para os que não o conhecem e que com toda esta conversa ficaram pela certa com água na boca.

E viva nhô Balta, sempre nhô Balta, claro!!!

4 comentários:

  1. Encheste-me a alma com este post, Djack. Revisitar a memória da revista Claridade, andar pela rua de Matijim, ouvir os passos do meu primo Nuno ressoar naquelas calçadas, sentir o cheiro da mancarra torrada a exalar-se do cesto da vendedeira, ouvir a sirene do vapor a deixar o porto, reler o poema de Baltasar Lopes, enfim, tudo pequenos apontamentos que nos fazem agarrar o fio invisível entre o passado e o presente. O que ninguém imaginava naquele ano de 1948 é que iria nascer na Metrópole um menino que habitaria a Capitania e captaria a alma da ilha e do seu porto para a manter viva pelo tempo fora. Ciente de que não faltará quem mais tarde passe de mão em mão as memórias.

    ResponderEliminar
  2. Queria que este menino curioso debruçasse também na rua precursora desta de Matijim que era a Rua Sambandera (Sà da Bandeira).
    Nessa existiam três pessoas carismaticas cujos estabelecimentos eram muito frequentados por razões diferentes:
    - 1° Era a loginha de Jsé Badiu que vendia cordas e outros artefatos de bordo nomeadamente a por que era mais conhecida: a sua "gurdura-ronce" (restos de navios) que empestava a rua inteira; parace que era ideal para a cachupa pobre;
    - 2° Era a pensão de Nha Daluz-de-Carlins este irmão de José Figueira) e,
    - 3° A Casa de Nha Norata. Casa de pasto que ficou famosa com o que dizia um estrangeiro ali hospedado: - "Comida di casa di nha Norata, além de pouco, quente, cheio di caldo, mal faita".
    Garanto-vos que a rua de Nha Nizinha e de Nha Dadora e Nha Jona Encomadeira, teve também os seus dias gloriosos so ultrapassados quando o grogue chegou à Rua de Passà Sabe.
    Boas lembranças a todos.

    ResponderEliminar
  3. Deus ta dabo corage e longa vida para nos mimosear com essas peças da história do nosso Soncent. Falando com um dos teus colaboradores fotográficos de cenas mindelenses - Zeca Soares - ele disse-me, e é verdade, que estás contribuindo imenso para relembra a história desta ilha.
    Um abração, meu caro, de agradecimento e felicitações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zeca é de facto o meu ponta-de-lança fotográfico no Mindelo e um sujeito muito simpático. Pena é ele não comentar mais vezes, pois sabe imensa coisa do Mindelo.

      Quanto às histórias da cidade (e da ilha e de Cabo Verde), vão surgindo a pouco e pouco, à medida que eu próprio as desenterro de milhares de folhas de jornal que vou pesquisando e arquivando. Neste momento, cerca de 4000.

      Braça mindelense,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.