quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

[3472] Resultado do 2.º concurso da 2.ª série

Ora temos que o vencedor deste facílimo concurso e vencedor de um ramo de acácia é... Vejamos:

Como é de esperar, só as últimas respostas contam.

A Ondina andou longe. 

1 - Não descortino...
2 - Uma das entradas do Mercado Municipal [sim, estamos no Mercado Municipal, mas aquela não é uma das entradas do mesmo. A casa de banho não tem comunicação com o resto do chamado "plurim de virdura"]
3 - Um ângulo da Praça Nova

Resposta da Carmo:

1 - Casa do Dr. Aníbal [CERTA]
2 - Mercado [sim, resposta à pergunta 2 menos vaga que a da Ondina, mas ainda assim algo irregular, pois embora esta instalação sanitária esteja inserida no edifício do mercado, não é "o mercado"]
3 - Plurim de pêxe [CERTA]

Resposta do Adriano:

1 - Entrada para a casa do Dr. Aníbal [CERTA]
2 - Entrada dos Sanitários que ficam na parte frontal e à esquerda do Mercado Municipal - "Plurim de Virdura" [CERTA] No entanto, a entrada dos sanitários fica do lado direito e não do esquerdo. Contudo, isso é irrelevante, pois não se perguntava se aquela porta ficava do lado esquerdo ou do direito do edifício.
3 - Plurim de Pêxe [CERTA]

Posto isto, depois de longuíssima reunião que meteu puxões de cabelos, socos e caneladas (seis dos membros do júri foram internados no Hospital Baptista de Sousa com graves escoriações e fracturas), o júri dos concursos do Pd'B deliberou o seguinte:

Adriano: 1 ramo de acácia
Carmo: 1/2 ramo de acácia
E um obrigado aos três participantes no prélio. Deram trabalho à farta mas foi divertido. Temos assim que a Carmo está na dianteira, com ramo e meio e que o Adriano começa a recuperar em alta velocidade. O Hall of Fame já foi actualizado (ali na coluna ao lado, mais abaixo).

Do meu ponto de vista, a primeira foto revelava-se entre as três a mais difícil de destrinçar, mas não era coisa impossível, como se viu. Enfim, se fosse eu a responder, era a que mais problemas me traria. Mas é de facto uma nesga do portão, muro e respectiva gradaria da casa do saudoso médico dentista Dr. Aníbal Lopes da Silva, na Praça Nova. Uma casa muito bonita, talvez a mais bem lançada do local.


A segunda foto é do mercado municipal (ou plurim d'virdura), sim senhor, mas... nestas coisas de concursos temos de ser precisos. Só devemos lançar nomes sobre o que REALMENTE se vê. Mais exactamente, é da porta da casa de banho pública, frente à qual, abaixo da tampa de esgotos situada no pavimento da rua surgiu nos anos 60 um poço de petróleo - que não era mais que uma fuga do depósito da Casa Madeira, onde se situava uma bomba de gasolina e que se infiltrara rua de  Lisboa acima até chegar ali... O episódio foi presenciado por mim e por toda a população mindelense que julgava que tinha chegado o El Dorado a São Vicente... O nosso grande Teixeira de Sousa aproveitou o episódio que situou depois no Fogo, em "Ilhéu de Contenda". Na foto, dois amigos meus, os pilotos TAP Nelson Fortes Lima (que quando chega de avião a Cabo Verde fala através do intercomunicador em crioulo para os passageiros, congratulando-se pela viagem e desejando boa estadia - o que é raro e os deixa mais que sensibilizados) e Filipe Conceição Silva, filho de um grande amigo de São Vicente, o falecido comandante da Armada Guilherme Conceição Silva e neto de outro Conceição Silva, igualmente oficial da Marinha de Guerra e astrónomo amador de grande nomeada. Penso que foi um tio do Nelson ligado à administração do cais acostável que fez esta foto.


Finalmente, a imagem de mais fácil reconhecimento, apesar de ser a mais reduzida em tamanho e a que mais dúvidas suscitou. Aquele mosaico vermelho, água no chão e um ralo de escoamento, não enganava. É o plurim d'pêxe, renovado e modernizado, no mandato Onésimo Silveira. Todas as fotografias de turistas que vemos na internet mostram aquela cor de barro, comum ao sítio.

5 comentários:

  1. Djack, as tuas explicações são óptimas e permitem-nos conhecer as duas distintas pessoas em pose fotográfica. Quanto a ser à esquerda ou à direita, e reportando-me à minha resposta, ela tomava como referência a frontaria do edifício e não a posição de quem observa. Para este é óbvio que os Sanitários estão à sua direita, mas no edifício estão à esquerda da sua frontaria. Portanto, os ramos de acácia não sofrem qualquer contestação a não ser... a não ser... num pormenor. Eu só acertei na primeira foto porque encarreguei um primo meu de fazer a descoberta. Ah-ah-ah. Mas naturalmente que a minha boa vontade é que conta. Certo ou errado?
    Quanto ao resto, vou ver se os ramos de acácia que tenho em casa pegam de estaca nas traseiras do meu prédio, que é onde existe um tal "nicho" que motivou um texto que o PdB publicou há uns bons aninhos.

    Braça para o Djack e todos os concorrentes acacianos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, já é norma antiga nos concursos do Pd'B que vale tudo, até tirar olhos. Como os concorrentes conseguem acertar, seja por sabedoria própria, por recurso a amigos, por suborno, recurso à máfia calabresa, napolitana ou russa, ou até ao FBI ou à CIA, tanto faz. O que interessa é que as respostas estejam certas. E as tuas estavam. Infelizmente, só me faz pena saber que vão recomeçar os raspanetes aí em casa e que portanto a lareira vai crepitar com mais força para... o rolo da massa não trabalhar.

      Braça com "Salvé!" ao vencedor,
      Djack

      Eliminar
  2. Não posso aceitar este meio ramo... Não recorri às máfias mas copiei do colega do lado. Ora, isso não se faz e deve ser punido com desclassificação! Se o plurim de virdura e o plurim de pêxe foram os meus palpites iniciais assim que vi as imagens, do portão do Dr. Aníbal não posso dizer o mesmo. Foi o Adriano que avançou essa resposta e eu não fiz mais do que apostar nela (de forma confiante, pois assim que a equacionei a sua hipótese não tive dúvidas pois transpus algumas vezes esse portão). Mas o certo é que o mérito é do Adriano.
    Limitei-me a entrar no jogo colaborando somente com a organização das respostas que, a certa altura, pareciam estar baralhadas.
    Estes concursos, para além do gozo que dão, são também pedagógicos como se comprova por este texto explicativo que o nosso Djack nos apresenta.
    Venham mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Remeto a Carmo para o meu comentário anterior. Nos concursos do Pd'B até se pode recorrer a roubo, prisões arbitrárias, tortura, acupuntura, garrotes, mocas, canhões de grande alcance, nitroglicerina, mata-moscas, seja o que for. O que interessa é o resultado final. O meio ponto está lá e lá ficará.

      Braça irremediável,
      Djack

      Eliminar
  3. Este Djack é dos maiores "busods" que passaram pelo tchom de Soncent.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.