quinta-feira, 1 de março de 2018

[3585] 3.º concurso do Pd'B da 2.ª série (RESULTADO)

Simples e directo: quem é, quem é? Pessoa de cultura e da cultura, mindelense de gema, não suportava a chuva nem os ciclones... Mas "adorava" canja. E mais não dizemos. Encerramento do concurso, amanhã, pelas 22h00.


Simples e directo: quem é, quem é? Pessoa de cultura e da cultura, mindelense de gema, não suportava a chuva nem os ciclones... Mas "adorava" canja. E mais não dizemos. Encerramento do concurso, amanhã, pelas 22h00.

Resolução: Trata-se, com efeito do escritor Manuel Lopes, isto é...

Confessamos que as duas pistas não eram das mais bem conseguidas, mas era difícil dar outras que não indicassem logo quem era o desconhecido. No primeiro caso, o que nos interessava dizer era a palavra "chuva", mas juntamos-lhe a nota de que o dito não a suportava nem aos ciclones. O que de algum modo apontava para "chuva forte" ou... "Chuva Braba", título do seu primeiro romance. Mas má pista, má mesmo, era a da canja, embora com um fundo de verdade e tinha a ver com o "Galo cantou na baía", conto do seu livro (de título homónimo), de 1959. Lembremos que o galo consubstanciava uma oferta à esposa do contrabandista de grogue, apanhado em flagrante pelo alfandegário mornista...

Quanto à foto, deve ser a primeira ou pelo menos uma das mais antigas do autor, divulgadas publicamente. Aconteceu isto no "Almanaque de Lembranças " de 1928, teria Lopes cerca de 21 anos (nasceu em 1907) e a reprodução que oferecemos à perspicácia dos nossos visitantes surge em "Almanaque de Lembranças - 1845-1932", compilação de Gerald M. Moser (Leipzig, Alemanha, 1915 - Penn State University, EUA, 2005), professor de Línguas e Literaturas Românicas (Português e Espanhol) na Pennsylvania State University, EUA e autor de vasta bibliografia, muito interessado pela literatura de Cabo Verde, entre a qual, por exemplo, a valiosa compilação de textos africanos saídos neste almanaque, ed. ALAC, Linda-a-Velha, Portugal, 1993, onde se encontra muito material em prosa e poesia de origem cabo-verdiana dessa época.

Acontece que talvez tenhamos metido água na origem do escritor (ou não, sabe-se lá...). Um artigo da Wikipedia di-lo natural de São Vicente (texto em português, havendo outro em inglês que também o coloca nascendo na mesma ilha) e que se chamava Manuel António de Sousa Lopes (ver AQUI). O nosso amigo Brito-Semedo, pessoa insuspeita em termos de exactidão de dados, dá-o como Manuel dos Santos Lopes e fá-lo nascer em São Nicolau (ver AQUI). E a notícia da sua morte, na RTP, em 26 de Janeiro de 2005, assume a dúvida: "nascido a 23 de Dezembro de 1907, no Mindelo, ilha de São Vicente, há quem no arquipélago defenda que o autor nasceu na ilha de São Nicolau" (ver AQUI).  Esta história dos nomes, que tem ponto alto em Baltazar Lopes / Baltasar Lopes / Baltasar Lopes da Silva, continua com Manuel Lopes, por exemplo, no seu "Falucho Ancorado", livro de poesia de 1997, em que nos é apresentado como Manuel Santos-Lopes.

Resumindo, e concluindo: a Ondina não foi peremptória e não disse "É fulano, ponto final." Hesitou entre Manuel dos Santos Lopes e o inesquecível Nhô Djunga, mas como o concurso foi uma desgraça por parte da entidade promotora (que nos perdoem os nossos patrocinadores Coca-Cola, Microsoft e Ferrari) ela merece de todo e sem favor o ramo de acácia. O Valdemar, ainda o avisámos, mas ele não nos ligou nenhuma: pensou Manuel Lopes mas escreveu Manuel Ferreira e depois do nosso alerta não emendou. Azar... Portanto, daqui a segundos, iremos actualizar o Hall of Fame e prometemos não dar barraca nos próximos concursos. Honestidade, dixit!




12 comentários:

  1. Bem, em matéria de concursos estou sempre "off side" mas salta à vista. A cara (mesmo de diasà) diz o nome de quem é: - Manuel Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cordá, Val, cordá! Bô cabêça ta dzê PLIM, bô scrita ta dzê PLOM...

      Braça en attendant,
      Djacj

      Eliminar
    2. Parece ser o escritor Manuel dos Santos Lopes, a minha dúvida é que o autor da "Chuva Braba" pediu sempre chuva para as sementeiras.
      Outra figura muito da cultura mindelense era o humorista Cleofas Martins, Vulgo Nho Djunga. o fotografado pode ser ele também...

      Eliminar
  2. Como arriscar não paga imposto... César Marques da Silva!

    Djô Canela

    ResponderEliminar
  3. Cadê a resposta, Djack? O prazo acabou ontem às 22 horas, nêdvera?

    ResponderEliminar
  4. Tem "truque na parada" com o "mindelense de gema" ?!!!

    ... Guilherme Dantas, foi parido na Brava... Consta que era do Castilho!

    Eu vou pelo Nhô da Matinha!

    ResponderEliminar
  5. So agora me dou com a minha asneira (Ferreira). "Depressa e bem não hà quem". Foi so o desejo de acertar é que estragou tudo. Sei bem quem foi antigo funcionàrio da Western em S.Vicente, depois Açores, etc.

    ResponderEliminar
  6. Sim senhor, Dajck, parabéns à Ondina, e mais nada. Aguardemos o próximo concurso.

    ResponderEliminar
  7. Mas sempre gostaria de ver o retrato do Guilherme Dantas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que um dia... Por enquanto, não consta do nosso arquivo.

      Braça sem foto do dito,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.