domingo, 24 de fevereiro de 2019

[4087] Amanhã, vou reabastecer o meu lar...

Não há dúvida de que a mercearia Farol do Viajante do Avelino Couto é uma das melhores do Mindelo. Quanto mais não seja, por ter escolhido como símbolo o Djéu dos Passo e o inevitável farol... Por isso, amanhã, segunda-feira, vou lá comprar o pão, uma boa vinhaça e umas conservas. E espero encontrar no estaminé o Adriano que decerto vai comprar uma vela nova para o seu palhabote "Tomar", o Valdemar que precisa de substituir a roda de leme do cúter "Tours" e o Djosa que precisa de umas braças de cabo para amarrar a escuna "Aveiro" que mandou fazer na Brava. E acho que é possível encontrar ali o Arsénio e o Zeca Soares que, segundo me disseram, também vão comprar uns garrafões de tintol... Ver-nos-emos... no Largo da Salina...

3 comentários:

  1. Djack, vejo que esta mercearia é coisa de muito "diazá", e é por isso mesmo que me intriga como encontraste forma de a descobrir e ir "cunquir" à porta de nhô Avelino Maria Couto.
    Vê-se que havia lá de tudo, desde pão para matar o bicho de manhã até uns garrafões de vinho para animar umas festanças e vela para os nossos "nvizim".
    Este tipo de loja existiu por todo o lado e foi levado pela voragem do tempo, com o surgimento de estabelecimentos comerciais modernos e especializados. Mas olha que, ainda há uns 25 anos, encontrei em Vila Real de Trás-os-Montes uma do género, numa altura em que em Tomar já praticamente não as havia. Não havia lá material de navio mas apetrechos para a faina agrícola.
    Nessa de nhô Avelino saía-se de lá a navegar pela Salina fora, já não necessariamente com vela de "nvizim" mas com os vapores de um bom vinhaço a fazer a cabeça andar à roda.

    Bem metida, Djack!

    ResponderEliminar
  2. Conheci Nhô Avelino, velhinho, jà no Plurim d'Virdura com uma lojinha que dava para a casa de Jorge Karantonis. Tive tratamento com três dos seus filhos (Augusto, Djunga e Custôdio) e conheci bem o Arlindo que era policia de Capitania. Dois desses quatro (Arlindo e Augusto) faleceram no EsUs.
    O arquivo do PdB é deveras implacàvel.

    ResponderEliminar
  3. Estou tentar me posicionar num ângulo para ver se consigo uma foto actualizado com o monte de Gud ao fundo mas não consigo. parece que ele desapareceu com tanto crescimento

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.