O nosso amigo Artur Mendes enviou-nos recentemente este "saboroso" anúncio (à esquerda, em português) de um dos negócios dos irmãos italianos Mastrodomenico, que o faziam da Praia. No post 2117 (ver AQUI) já tínhamos divulgado outro anúncio da mesma "irmandade" (o do lado direito), mas em italiano. Digamos que o do amigo Mendes era para consumo interno e o outro para a exportação, totalmente em italiano e com bandeiras de vários países (das quais só decifrámos a dos EUA à esquerda e a italiana à direita). O "José" dentro do escudo daria algum tom exótico fora de portas (porque escrito em português), proveniente do apelido final dos manos que era "di Giuseppe". Ambos os anúncios são de periódico cabo-verdiano e de 1918. Indústria mais que centenária nas ilhas, portanto, esta do atum em salmoura ou... tonno in salmoia.
O ATUM das nossas ilhas, além de nos "oferecerem" deliciosos petiscos, faz parte integrante da História de Cabo Verde...
ResponderEliminarPermitam-me uma "receita":
Capitão João Costa
João Costa, como muitos cabo-verdianos, seguiu a vida marítima, seguindo as pisadas do seu pai Benjamim Costa, foi um bastado armador dono de muitos navios de careira entre as ilhas e New England, dos quis se destacam o "Platina; "Mistic", Frank Brainard" eo "Yukon"...
Aos 14 anos o jovem João Costa, junta-se ao pai no navio YUKUN, o seu favorito por ser considerado um dos mais velozes da Costa África.." Aos 18 anos já com a licença de "contramestre" embarca no seu Yukan..."
Em 1931 matricula-se como "contramestre" no navio "John Manta", sob o comando do capitão Alberto Sena..." O Manta era olhado como bastante feio e mau velejador..." No regresso de Providence foi apanhado por uma forte tempestade; O "contramestre ordena o arraiar das velas... Entretanto, o Capitão sobe ao deque e ordena o içar do todo o velame ... " Foi vê-lo triturado de imediato..." Tendo costado a reparação uma semana de trabalho. .. Chegado A Cabo Verde e com alguma troca de tripulação parte de seguida para S.Vicente" Por deficiência no arranjo do navio o malogrado João vê-se envolvido no cordame, que lhe causa um ferimento muito grave... " Chegado A s. Vicente é-he empotada a mão..."
No mesmo ano o Manta perde-se no alto mar com 13 passageiros e 19 tripulantes..."
1939 - Costa não dá a sua carreira marítima por acabada..." Instado, matricula-se como "contramestre" no navio "Burklanda" sob as ordens do capitão Júlio Almeida de S. Nicolau até à dta da tomada dos negócios marítimos do pai" .."
1939 - O regresso a Cabo Verde é-lhe vedado pelas autoridades do USA, porque o país estava em preparação para a II GN.... O Mestre ficou a trabalhar para W.A.P.WORK PROJECT ADMINISTRATION" em New Beford"
AQUI ENTRA O NOSSO ATUM
A mando das autoridades dos EUA, desloca-se a CABO VERDE comprar ATUM destinado ao governo dos EUA. !
Viva o arrozcatum, o de comer e o outro, de saudosa memória, blogue do nosso insubstituível amigo Zito.
EliminarBraça atunal,
Djack
Por falar em Atum, esta a decorrer no vale do Flamengo em São Vicente um projeto Norueguês de criação do Atum Rabilho. Pensa-se exportar para muito breve.
ResponderEliminarSe tubo como previsto será alargado para outras ilhas do Norte