segunda-feira, 6 de setembro de 2021

[5318] Filipe de Bragança, único membro da família real portuguesa que pisou solo de Cabo Verde (5 - ver posts anteriores)




1 comentário:

  1. Apesar da petição da meninada, o primeiro liceu na Praia não seria de fácil arranque, conforme reza isto que recolhi na Wikipédia:

    "Tradicionalmente considera-se que a instituição que deu origem ao primeiro liceu da Praia tenha sido o 'Liceu Nacional da Província de Cabo Verde', criado pela portaria nº 313-A, de 15 de dezembro de 1860. Foi alojado no Edifício dos Paços do Concelho da Praia, tendo, porém, uma vida muito efémera, funcionando somente por dois anos (1860 e 1861), fechando por falta de pagamento aos docentes.
    Em 22 de junho de 1955, foi instalado na cidade da Praia uma secção do Liceu Gil Eanes, na sequência da visita do Presidente da República Francisco Craveiro Lopes a Cabo Verde. Ficando temporariamente no prédio da Casa Serbam, atendia num primeiro momento, 219 alunos.
    No dia 10 de dezembro de 1960, quase um século após sua criação oficial, a Secção da Praia foi elevada, passando a chamar-se Liceu Nacional da Praia. Foi transferido novamente para seu prédio histórico, o Edifício dos Paços do Concelho da Praia, ficando ali até 1962.
    Quando o liceu ganhou seu prédio próprio, o 'Edifício do Liceu da Praia', de autoria de Luís Mello e Tito Esteves, a instituição passou a ser chamada de Liceu Adriano Moreira, por meio da portaria nº 6.429, de 8 de setembro de 1962."

    Acho esta informação algo confusa e mal exposta, mas serve como introdução para dizer que na cidade do Mindelo é que foi criado o primeiro liceu a sério em Cabo Verde, e isso aconteceu em 1917.
    Pode causar estranheza que a capital da província (ou colónia, como se quiser) não tenha merecido prioridade, mas a verdade é que razões várias se conjugaram a favor da ilha de S. Vicente: era a ilha de maior dinâmica social e cultural e a maior contribuidora para o orçamento da província (ou colónia, como se quiser).

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.