sexta-feira, 10 de setembro de 2021

[5345] Negóce na nha rua. Era Maio de 1931

Este hotel da "Rua de Praia" (Avenida da República), não o conheci. Suponho que já não existia nos meus tempos de Mindelo. Mas aqui fica, como memória de 1931. Entretanto fui vasculhar ao arquivo e aqui fica uma imagem do dito. Ficava à esquerda da actual sede do Mindelense, edifício de que se vislumbra uma parte. Lá em cima, o cartaz com o letreiro "London Hotel", a meio o letreiro de "Bar e Restaurante" e em baixo o de "London-Bar". Veja-se também a loja do indiano Nebhraj, homem de Bombaim, como se verifica no cartaz dele.


4 comentários:

  1. Também não conhecia. Djack. Este hotel não existia no teu tempo nem no mesmo, se bem que o teu não difere muito do meu, pois que saí de Cabo Verde em 1963.
    Vê-se, pela imagem, que naquela altura as pessoas se vestiam com todos os matadores da indumentário, com casaco, gravata e chapéu. Hoje, é quase tudo de calções, t-shirts e chinelos. Mas isso é em todo o lado. Mas o dado positivo é não haver ninguém com os pés no chão em Cabo Verde. Outro aspecto positivo que a imagem fornece é não se ver lixo na rua nem mulheres a vender nos passeios.

    ResponderEliminar
  2. Naaa, tenho de convencer o nosso Val (ex-vice-cônsul de Tours) a vir cá colmatar as nossas lacunas de memória ou o que mão sabemos por causa da diferença de idade. Isto não é chamar velho ao Val (era o que faltava se ele tem uma mente mais fresca e ágil que a minha), mas em certa faixa etária alguma diferença de idade por vezes é determinante.

    ResponderEliminar
  3. Vejo nesta foto o Mindelo do meu tempo de menino mas não me recordo do estabelecimento que fez o seu tempo ou o tempo do seu criador.
    E vem-me à memôria um efêmero botequim, de nome castiço: - "Retiro dos Pacatos. Se não ha faz-se". Não podia durar pois o dono era adventista e não abria aos sábados.
    Também
    Ê verdade que as pessoas se vestiam-se "como deve ser" quando iam à morada. E os que não vestiam um casaco bem engomado traziam uma roupa "quase" domingueira. Agora é meia bola e força.
    Oh tempo volta pra traz !!!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.