Ele aí está, o novo 2014 que para a generalidade dos Portugueses não transporta nenhuma esperança. Será provavelmente um dos mais dramáticos da nossa vida colectiva, na continuidade dos anteriores próximos.
Esperemos que mesmo em crise mundial e com as dificuldades conhecidas, derivadas da insularidade e de um clima padrasto, 2014 seja bem melhor para os cabo-verdianos, sobretudo os que habitam a ilha de São Vicente, a cidade do Mindelo e... a Praia de Bote.
Como é costume, o Pd'B lança a velha fotografia de 1 de Janeiro de 1964 (exactos 50 anos passados hoje e agora que são cerca de 9h00 em Lisboa) da Banda Municipal do Mindelo em pose de Boas Festas ao patrão-mor da Capitania dos Portos (actual "Torre de Belém") e junta-lhe um cartão também de Boas Festas, geladinho, tal como o clima de hoje aqui na cara da Europa. Trata-se de uma lembrança da velha, desaparecida mas prestigiadíssima empresa Congel (cujo nome exacto era Companhia de Pesca e Congelação de Cabo Verde S.A.R.L.) fundada por Jorge Fonseca no Mindelo, sobre a qual (e sobre "o" qual) se oferece aos nossos ávidos leitores um apetitoso texto. Ver AQUI.
Em breve, mostraremos o documento que atesta o final da Congel em 1976, com dados sobre como se concretizou a partilha dos despojos da mesma. Por agora, apenas aqui fica o cartãozinho de 4 páginas com que presenteamos visitantes e amigos, neste dia 1 de má cara...
Praia de Bote faz-me viver mais um fim do ano na minha terra com essa Orquestra nesse lugar. Em 1964 estava eu em Lyon, cidade conhecida pela frieza da sua gente. Mas o ano passou e a vida continuou. Hoje como naquele dia o sentimento é o mesmo e quem ajudou hoje foi o Praia de Bote com as esperanças do butim do Zito e os votos "especiais" do meu mais que Amigo Manel de Xanda.
ResponderEliminarA todos, no escaler do PRAIA DE BOTE, envio os votos mais fraternais de FELIZ ANO NOVO 2014 com boas perspectivas, sucessos e prosperidade.
Aquel braça pertadim para cada um
V/
.
Votos de um Ano 2014 feliz e com muita saúde
ResponderEliminarUm grande abraço de Ano Novo, directamente para Aveiro, emaranhado de ovos moles misturados com açorda alentejana e cachupa de nôs terra.
EliminarBraça à dia 1,
Djack
Junto-me a todos no desejo de uma urgente "descongelação" das nossas esperanças, onde quer que estejamos, em Portugal, em França ou em Cabo Verde. Guardei sempre uma saudosa recordação da Banda Musical a tocar as Boas Festas pelas ruas do Mindelo. Por isso, foi grande a minha frustração em 2003, quando, tendo passado o S. Silvestre no Mindelo, não consegui nem avistar nem ouvir a Banda. E andei cedinho pelas ruas no seu encalço. Mas disseram-me que actuou, sim senhor, pelo que deve ter acontecido um infeliz desencontro. É que foi mesmo infeliz.
ResponderEliminarQuanto ao Jorge Fonseca, tive oportunidade de estar com ele numa confraternização há uns 5 anos, tendo tido oportunidade de adquirir o seu livro "Cinquenta anos de mergulho..."
É o que dá abrir a manhã com uma cachupada com ovo estrelado em cima, no Katem. Quem é que consegue levantar-se da mesa a tempo de ver passar a BM?
EliminarTambém vi algumas vezes o Jorge Fonseca na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, em Lisboa com o seu canhoto, lenço ao pescoço, sempre bem apresentado.
Braça à 1.º de Janeiro,
Djack
DEIXEI O MEU COMENTÁRIO NO POST 666 - ADORO CAPICÚAS...
ResponderEliminarJá falta pouco para a 6666... mais dia menos dia, lá chegaremos.
ResponderEliminarBraça capicual,
Djack