quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

[0665] 1 de Janeiro, no Praia de Bote, com votos de ano novo CONGELados...

Ele aí está, o novo 2014 que para a generalidade dos Portugueses não transporta nenhuma esperança. Será provavelmente um dos mais dramáticos da nossa vida colectiva, na continuidade dos anteriores próximos. 

Esperemos que mesmo em crise mundial e com as dificuldades conhecidas, derivadas da insularidade e de um clima padrasto, 2014 seja bem melhor para os cabo-verdianos, sobretudo os que habitam a ilha de São Vicente, a cidade do Mindelo e... a Praia de Bote.

Como é costume, o Pd'B lança a velha fotografia de 1 de Janeiro de 1964 (exactos 50 anos passados hoje e agora que são cerca de 9h00 em Lisboa) da Banda Municipal do Mindelo em pose de Boas Festas ao patrão-mor da Capitania dos Portos (actual "Torre de Belém") e junta-lhe um cartão também de Boas Festas, geladinho, tal como o clima de hoje aqui na cara da Europa. Trata-se de uma lembrança da velha, desaparecida mas prestigiadíssima empresa Congel (cujo nome exacto era Companhia de Pesca e Congelação de Cabo Verde S.A.R.L.) fundada por Jorge Fonseca no Mindelo, sobre a qual (e sobre "o" qual) se oferece aos nossos ávidos leitores um apetitoso texto. Ver AQUI.

No canto da esquerda, o Botequim do Faustino (hoje "Boca de Tubarão") e no topo da esquina da direita, da Vascónia, a placa toponímica com o nome da avenida da República (que foi de Portugal e hoje é de Cabo Verde) - Foto NJNS

Em breve, mostraremos o documento que atesta o final da Congel em 1976, com dados sobre como se concretizou a partilha dos despojos da mesma. Por agora, apenas aqui fica o cartãozinho de 4 páginas com que presenteamos visitantes e amigos, neste dia 1 de má cara...

Endereço postal da empresa em São Vicente e, ao que supomos, o dos seus escritórios em Lisboa (numa outra Avenida da República) - Estes dados foram escritos no cartão pela mãe do administrador do  Pd'B, a qual infelizmente já os não pode explicar... Pode ser que algum dos nossos leitores saiba algo sobre o assunto


7 comentários:

  1. Praia de Bote faz-me viver mais um fim do ano na minha terra com essa Orquestra nesse lugar. Em 1964 estava eu em Lyon, cidade conhecida pela frieza da sua gente. Mas o ano passou e a vida continuou. Hoje como naquele dia o sentimento é o mesmo e quem ajudou hoje foi o Praia de Bote com as esperanças do butim do Zito e os votos "especiais" do meu mais que Amigo Manel de Xanda.
    A todos, no escaler do PRAIA DE BOTE, envio os votos mais fraternais de FELIZ ANO NOVO 2014 com boas perspectivas, sucessos e prosperidade.
    Aquel braça pertadim para cada um
    V/
    .

    ResponderEliminar
  2. Votos de um Ano 2014 feliz e com muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande abraço de Ano Novo, directamente para Aveiro, emaranhado de ovos moles misturados com açorda alentejana e cachupa de nôs terra.

      Braça à dia 1,
      Djack

      Eliminar
  3. Junto-me a todos no desejo de uma urgente "descongelação" das nossas esperanças, onde quer que estejamos, em Portugal, em França ou em Cabo Verde. Guardei sempre uma saudosa recordação da Banda Musical a tocar as Boas Festas pelas ruas do Mindelo. Por isso, foi grande a minha frustração em 2003, quando, tendo passado o S. Silvestre no Mindelo, não consegui nem avistar nem ouvir a Banda. E andei cedinho pelas ruas no seu encalço. Mas disseram-me que actuou, sim senhor, pelo que deve ter acontecido um infeliz desencontro. É que foi mesmo infeliz.
    Quanto ao Jorge Fonseca, tive oportunidade de estar com ele numa confraternização há uns 5 anos, tendo tido oportunidade de adquirir o seu livro "Cinquenta anos de mergulho..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá abrir a manhã com uma cachupada com ovo estrelado em cima, no Katem. Quem é que consegue levantar-se da mesa a tempo de ver passar a BM?

      Também vi algumas vezes o Jorge Fonseca na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, em Lisboa com o seu canhoto, lenço ao pescoço, sempre bem apresentado.

      Braça à 1.º de Janeiro,
      Djack

      Eliminar
  4. DEIXEI O MEU COMENTÁRIO NO POST 666 - ADORO CAPICÚAS...

    ResponderEliminar
  5. Já falta pouco para a 6666... mais dia menos dia, lá chegaremos.

    Braça capicual,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.