domingo, 9 de fevereiro de 2014

[0736] Notícias de Cabo Verde e de Portugal - Um prémio para uma investigadora da Universidade do Minho e docente em Cabo Verde

As relações Cabo Verde-Portugal e vice-versa continuam a dar bons frutos. Sendo a Universidade do Minho uma das mais prestigiadas de Portugal (e aqui o administrador do Pd'B sabe-o bem por já ter tido uma ligação de cerca de quatro anos com a mesma, por motivos de investigação e palestras), é com prazer que se regista o excelente trabalho desta investigadora das ilhas e o seu reconhecimento.

in Correio do Minho

A investigadora Irene Santos Cruz, do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, venceu o Prémio Nacional de Direitos Humanos em Cabo Verde. A autora foi laureada na categoria Estudo Científico, pelo trabalho 'Filosofias da Imigração - cosmopolitismo versus comunitarismo', baseado na tese de mestrado realizada na UMinho.

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania de Cabo Verde considerou o trabalho “uma valiosa contribuição para a elaboração de políticas públicas de imigração” naquele país. “É uma honra receber este prémio”, reagiu Irene Cruz, salientando que “significa uma grande responsabilidade, mas também um incentivo para fazer mais e melhor”. A investigadora sustenta que os direitos humanos devem ser a base das políticas migratórias dos Estados, protegendo as pessoas independentemente da sua nação, origem ou condição migratória. Irene Santos questiona a “legitimidade moral” dos critérios usados pelos Estados na seleção dos poucos imigrantes que admitem.

“As instituições e países que habitualmente defendem e praticam o uso da força contra a entrada de estrangeiros justificam as suas atitudes como necessidade de proteger as instituições e culturas igualitárias liberais existentes e, por outro lado, como forma de manter afastados os criminosos e invasores. Mas muitos dos que tentam entrar são pessoas pacíficas, pobres e desesperadas,  

 procurando uma oportunidade para construir uma vida decente e segura. Daí ser pertinente questionar: em que base moral é fundamentada a expulsão destes imigrantes e o que dá a qualquer um o direito de lhes apontar armas?”, frisa Irene Cruz. A investigadora nota, em simultâneo, que o tráfico ilegal de pessoas é cada vez mais comum e que há Estados a admitirem imigrantes para libertar os seus cidadãos de trabalhos pesados e desagradáveis, impedindo também esses estrangeiros de serem sujeitos activos de direitos.

Irene Santos Cruz está a desenvolver o doutoramento em Filosofia Social e Política na UMinho, com o tema 'Justiça global e direitos humanos'. É bolseira da Fundação Gulbenkian e, desde 2001, docente na Universidade de Cabo Verde, onde já presidiu o Departamento de Ciências Sociais e Humanas. A autora considera que a fundamentação teórica das migrações em termos filosóficos é ainda pouco abordada no mundo e que os debates actuais sobre direitos humanos mantém em conflito as respectivas práticas e valores, por isso “é preciso mais investigação na área”.

O Prémio Nacional de Direitos Humanos, instituído em 2007, consiste na atribuição de 250 mil escudos cabo-verdianos, um diploma e a escultura 'Pomba crioula'. Pretende distinguir instituições e personalidades que, pelas suas acções, conduta ou actividade contribuem para promover os direitos humanos e a cidadania em Cabo Verde.

1 comentário:

  1. Tiro o meu chapéu a esta conterrânea, cuja inteligência, argúcia e capacidade académica são uma grande mais valia para o seu país. O tema central da sua tese prende-se com a desumanização que surpreendentemente parece ganhar espaço no planeta, sem que o crescente progresso tecnológico e material correspondam a uma evolução da mente e do espírito do homem. Pelo contrário, tudo indica que o homo sapiens pouco ou nada evolui ao longo de séculos, para não dizer milénios. É incrível que no século XXI se assista a formas de barbárie similares às de épocas remotas. Uma reportagem que eu vi sobre o que se está a passar na Síria deixou-me tão incomodado que levei horas a adormecer nessa noite. Muitas evidências vamos tendo de que a génese do cérebro reptiliano do ser humano permanece intacta. Apenas vai mudando o verniz exterior, o resto permanece quase inalterável. Os conhecimentos na área da filosofia e das ciências humanas parecem constituir apenas um exercício da mente, sem reais consequências na existência humana. Não são nada promissores os sinais que vamos colhendo na actualidade.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.