domingo, 31 de março de 2019
[4192] A Praça Nova do Mindelo era assim em 1975
Com Luís Morais no comando da Banda Municipal e um coreto politizado...
[4191] Mais três fotos antigas feitas no Mindelo
Foto identificada: "Um dos navios que transportaram tropas expedicionárias para o Mindelo" (durante a II Guerra Mundial)
|
Foto identificada: "Lombiano. Desfile do grupo de Carnaval que representava o Lombo" |
[4190] Nuno Rebocho está em plena produção literária
Informamos os amigos do nosso amigo comum, Nuno Rebocho, que o rapaz se encontra óptimo, em franca recuperação de maleitas recentes. Estivemos com ele anteontem e verificámos não só que parece bem entregue como se apresenta com uma energia acima do normal. Sobreviventes, são assim.
E livros, são uns atrás dos outros... e apetitosos. No momento em que estávamos com ele surgiu o seu editor com o novo "Rotxa Scribida" que não tivemos ainda ocasião de ler mas que promete.
Por outro lado, acabámos de fazer a revisão do seu "Nhô sabura", um livro como Cabo Verde ainda não comeu... perdão, leu. É a história da gastronomia cabo-verdiana, livro perigosíssimo para quem estiver em jejum... Deixamos aqui um excerto (pequeno, por causa das futuras legalidades), para aguçar o apetite... Terá prefácio quádruplo de António Monteiro (jornalista), Jorge Velhote (poeta), Luísa Janeirinho e Margarida Mestre e fotografias de Tó Gomes.
E livros, são uns atrás dos outros... e apetitosos. No momento em que estávamos com ele surgiu o seu editor com o novo "Rotxa Scribida" que não tivemos ainda ocasião de ler mas que promete.
Por outro lado, acabámos de fazer a revisão do seu "Nhô sabura", um livro como Cabo Verde ainda não comeu... perdão, leu. É a história da gastronomia cabo-verdiana, livro perigosíssimo para quem estiver em jejum... Deixamos aqui um excerto (pequeno, por causa das futuras legalidades), para aguçar o apetite... Terá prefácio quádruplo de António Monteiro (jornalista), Jorge Velhote (poeta), Luísa Janeirinho e Margarida Mestre e fotografias de Tó Gomes.
O chamado bolo Vicente, típico do Mindelo, é feito com farinha de trigo com frutas cristalizadas, raspas de limão e noz de moscada. Bate-se manteiga com açúcar até ficar em creme, misturando-se depois ovos também batidos, vinho do porto, açúcar queimado, farinha peneirada com fermento e leva-se ao forno em forma bem untada com manteiga. É, particularmente nas zonas urbanas de Cabo Verde, um substituto para o bolo-rei de imitação portuguesa
Outro doce cabo-verdiano é a sucrinha (nas suas diferentes variedades - de coco, de leite, de hortelã-pimenta ou de cacau). No primeiro caso, o coco é o recurso de base: aberta a grande noz do fruto, preserva-se a sua água e rala-se o miolo. Numa panela, queima-se uma porção de açúcar que se adiciona a água de coco e ao açúcar que se queira, fervendo a mistura. Concluída a operação, junta-se o coco ralado e mexe-se até secar em montículos que se formam numa bandeja. Esta sucrinha acaba por ser uma variedade da cocada. Na de leite, faz-se o mesmo preparo com casca de limão em leite e açúcar. Quanto à de hortelã-pimenta, recebe a essência desta planta herbácea (o seu “espírito”). Na de cacau, deve-se desfazer previamente este produto num pouco de leite, mexendo-o com açúcar. Depois, junta-se ao leite e ao açúcar que já se encontram ao lume.
[4189] Foi ontem, na Praia
Tal como Pd'B anunciou, foi ontem lançada na Praia a 2.ª edição de "Mulheres de Pano Preto" de A. Ferreira pela Livraria Pedro Cardoso. E como o Pd'B sabe tudo (mas mesmo tudo, menos aquilo que não sabe...), estamos em condições de dizer que o prefácio foi do nosso mais dedicado comentador, Adriano Miranda Lima. Esperamos que ele, o autor ou uma nossa amiga muito ligada ao autor nos enviem fotos do evento...
1.ª edição do livro |
O convite, divulgado por Pd'B, com a capa da 2.ª edição |
[4188] Fotos antigas feitas no Mindelo
De um conjunto de fotos que circularam entre nós e que penso que serão todas ou em grande parte do acervo do Djô Martins, publicamos hoje três. Algumas têm texto identificativo de assunto mas outras apenas apresentam um número. Ficam portanto apetitosas para comentários dos nosso frequentadores mais interessados.
Foto identificada: "Orfeão da Universidade de Coimbra na sua viagem ao Mindelo, anos 50/60". Nota nossa: o local é a famosa casa de fim de semana de José Inocêncio da Silva "Djôfei", designada como Castelo de Vila Inês, no Lameirão. Pd'B possui um livro do plumitivo em que este o dedica a uma das presentes, em 10.9.1960 (ver AQUI). A foto deve datar mais ou menos dessa altura. Para curiosidade ainda maior, o terceiro estudante em pé a contar da direita é o poeta Manuel Alegre, feito malandreco, a dar um carolo no colega da frente... Djôfei, qual bonzo, está em primeiro plano, de capa estudantil pelos ombros. |
Foto identificada: "1898 - Alta burguesia do Mindelo" |
[4186] Motim a bordo do "Java", em 1869, com cabo-verdianos a bordo...
Uma barca de nome "Java" (eventualmente a da notícia), em 1913, em porto não identificado - Foto da State Library of South Australia
|
De um jornal americano que respigou esta notícia do New York Tribune de 6 de Maio de 1869. Traduzimos as palavras iniciais talvez menos conhecidas que permitirão perceber melhor a notícia.
Chamamos no entanto a atenção para o facto de o Capitão Kempton, que ia para os mares do Pólo Sul, ter recrutado em Cabo Verde nove marinheiros, não por acaso. Foi um desses que se afogou (por acidente ou por crime) que deu origem ao motim que depois se desenvolveu no "Java". E o capitão Kempton seria um dos tais que fizeram que durante décadas o Monte Cara se chamasse Monte Washington...
Linha 08 - drewed - afogado
Linha 16 - bludgeons - cacetes
Linha 16 - firewood blocks - pedaços de lenha
[4173] Stóra gatchóde
O conto que estávamos a publicar em Pd'B foi retirado sem ter atingido o final, por motivos editoriais (questões ligadas a futura editora e eventuais concursos literários que não permitem publicação total ou parcial de textos). Ou seja, na internet, só após o papel... Pelo mesmo motivo, faremos em breve "limpeza" de outros contos e poemas noutros locais. Ainda assim, agradecemos aos três comentadores que aqui surgiram e muito particularmente ao Adriano. Eles, obviamente, saberão o que aconteceu ao Spinelli...
Braça pa tude munde,
Djack Gatchóde... (já este pseudónimo estava nessa linha)...
sexta-feira, 29 de março de 2019
quinta-feira, 28 de março de 2019
quarta-feira, 27 de março de 2019
[4168] E ele não podia faltar nas comemorações dos 500.000 visitantes: aí está de novo Nhô Balta
Um autógrafo em "Chiquinho" que ofereceremos "limpo" apenas aos comentadores que vierem às comemorações dos 500.000 visitantes. Ou seja, quem comentar alguns dos posts desta leva, levará esta raridade para casa...
[4166] Uma distinção inesperada...
Presidente dos EUA é a primeira personalidade mundial a dar os parabéns ao blogue Praia de Bote pelos seus 500.000 visitantes (temos centenas de mensagens a chegar mas por modéstia não as publicaremos, à excepção desta). Tradução de Djosa de nha Bia, nosso actual correspondente em Washington que nos enviou a presidencial fake message:
Eu Donald, Presidenta dos USA, dar parabéns ao Plaia du Boat pelos suas 500 000 visitors. Se eu tinha um coisa fabulous com esse colidada assim nas States eu ficaria tchêu contenta. Por ter muitas capeverdean people nos EUA e ser very good people, eu dar Presidencial Gold Medal ao bloga Plaia du Boat e convidar dono para passar um mês no Casa Blanco com tuda pago.
Donald, Presidenta USA
[4163] 1919. Praia de Bote lembra mais uma figura de São Vicente (comerciante?)
Subscrever:
Mensagens (Atom)